Como é seu ambiente de estudos?

Tenho percebido em meus alunos uma dificuldade que pode parecer boba, mas pode atrapalhar sobremaneira a produtividade: adaptar o ambiente de estudos à realidade da quarentena.

Aqueles concurseiros que já tinham por hábito estudar em casa não sofreram tanto, mas aqueles acostumados a ir em bibliotecas públicas estão se sentindo meio que "sem chão".

Confesso que sempre defendi o hábito de estudar em casa, não consigo entender qual a vantagem em ter de se deslocar para uma biblioteca, considerando todos pontos negativos envolvidos: estacionamento, mesa desconfortável, lanche, bate-papo, azaração (não vale mentir e dizer que não rola uma paquera rsrsrs) e etc.

Dessa forma, acho que podemos tirar proveito da situação de quarentena e preparar o 'CANTINHO DE ESTUDO", o cantinho só seu!!!

Mas, Rodrigo, eu não tenho um quarto sobrando em casa! Adapte a despensa, o depósito, dê um jeito, FAÇA! Por algum tempo, eu fiz uma adaptação na despensa da minha casa, foi a época de maior produtividade da minha carreira. Tive um aluno que adaptou o banheiro de sua casa...foi APROVADO!!!

Agora mãos à obra, vou te ajudar a preparar seu "CANTINHO DE ESTUDO":

- Procure um cômodo da sua casa que seja o mais isolado possível (vale o seu quarto, o depósito, o quarto de hóspedes, o banheiro que ninguem usa, o closet...). Regra geral: fuja da sala de estar/jantar

- Compre uma escrivaninha e uma cadeira ergonômica, e tenha em mente que isso é INVESTIMENTO

- Coloque a mesa virada para uma parede ou janela com cortina. Jamais no centro do cômodo ou virada para a porta

- Enfeite seu "CANTINHO DE ESTUDO" conforme seu gosto, coloque imagens/fotos/textos que te motivam

- Disponha seus materiais de maneira que tenha tudo à mão: canetas, folha de esquemas, cronogramas, água, computador, livros, fone de ouvido e etc


Ah, e antes que eu esqueça, no "CANTINHO DE ESTUDO" é terminantemente proibida a permanência de aparelho celular!!!!!

É isso aí, monte seu cantinho e mande fotos.

Bons estudos!!!


Rodrigo Augusto - Consultor Elitte Concursos

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Em minha experiência enquanto psicanalista, me deparei inúmeras vezes com sujeitos que vivenciavam o processo de estudar para concurso público, alguns já empregados, com família, outros ainda almejand

Caminhos