Um pedaço da história de Vitão Rosa 🌹


Esse cabra aí da foto é o Vitão Rosa em 2007, com 23 anos. Tinha acabado de formar em Turismo na Universidade Federal de Juiz de Fora. Estava iniciando no mundo dos concursos. Victor cismou que queria ser da Polícia Federal. Foi em fóruns e comprou a bibliografia indicada, meteu livros de Direito em cima da mesa e caiu para dentro. Apanhou bastante, linguajar jurídico não é fácil, dezenas de teorias novas explicadas para alunos de faculdade, matérias completamente novas no mundo do conhecimento dele. Aos trancos e barrancos foi seguindo. Grana era bem pouca, recursos de estudos também. Mas era o que tinha, era o que dava para fazer.


O tempo foi passando, novos caminhos foram surgindo. Por que não fazer vestibular para Direito na UFJF? Feito, aprovado. Por que não fazer a Polícia Civil do DF (que não conhecia, aprendi sobre ela também nos fóruns!) para escrivão? Feito, aprovado. Treta de subjudice, bora buscar outra solução para a vida. Agente PCDF, partiu? Feito, aprovado! Agora chega, né? Será?


Chegou o concurso da Polícia da Câmara dos Deputados. É pra mim isso? Quase mil candidatos por vaga, galera afiadíssima brigando, o que eu iria fazer ali? Só bora, máximo que vai perder é a taxa de inscrição. Aprovado também!


Parece fácil, né? Deixei de falar das várias reprovações. Esqueci de falar de quantas vezes fiquei com vontade de comer alguma coisa e não tive grana. Não falei dos apertos por dinheiro que passamos, dos finais de semana em casa comendo batata com queijo (isso já na fase de luxo!) e vendo TV. Não falei das coisas ruins, mas também não falei de quantas vezes pensei em desistir. Sabe o motivo? Eu nunca pensei em desistir. Passar era a meta, era atrás dela que eu iria até ser concluída.


Não sei sua rotina. Mas nunca, repita comigo, nunca será fácil. Vai desgastar, vai estressar, vai complicar. Mas depois melhora, e como melhora! Coloque na sua cabeça que a dedicação é passageira, os resultados são para sempre! Simbora que sua vitória está chegando com tudo!


Vitão Rosa 🌹 (Insta: @vitao_rosa)


Obs: foto tirada quando ia publicar um texto na revista Nova, lembram dela? Não rolou a publicação...

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Em minha experiência enquanto psicanalista, me deparei inúmeras vezes com sujeitos que vivenciavam o processo de estudar para concurso público, alguns já empregados, com família, outros ainda almejand

Caminhos